quarta-feira, 3 de setembro de 2008

USO DO BLOG

O uso do blog aproxima mais o professor e alunos e permite uma maior reflexão sobre o conteúdo, pois a aula não se restringe ao espaço da sala de aula, mas permite ampliar esse contato entre o docente e discente. Permite fazer atividades fora da sala de aula e vivenciar experiências do mundo.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

ORTOGRAFIA: COBRAR OU ENSINAR?

Professor ou professora, na minha opinião, deve ensinar ortografia em suas aulas. Deve planejar seu trabalho, a partir de um diagnóstico da turma, marcando seus princípios teóricos, seus objetivos, definindo e implementando ações para atingi-los. Tais ações envolvem pensar cada passo, selecionar materiais e atividades.
O ensinar de que falo, trata-se da intervenção pedagógica que o professor deve fazer, sempre que necessário, no processo de construção do conhecimento do(a) aluno(a), uma intervenção que não tenha nada a ver com autoritarismo, mas que oponha-se ao espontaneísmo.


Se a escola não ensinar, quando o aluno vai aprender?


E com quem?


Logicamente a escola precisa ensinar e isso deve começar pela eliminação de alguns equívocos como, por exemplo, achar que o aluno que lê bastante eliminará todas as suas dificuldades ortográficas. Com certeza terá maior facilidade, visto que seu vocabulário básico torna-se mais amplo.
Outro equívoco é confundir competência textual com erros ortográficos. A competência em ortografia é algo particular dentro da competência com a língua, de modo que um indivíduo pode ser muito bom produtor de textos (quanto à dimensões pragmáticas, sintáticas da composição textual), mas ter problemas com ortografia.

Aguardo comentários. Continuarei tratando desse assunto...